16 Dicas Para Visitar Um Recém Nascido!

Viva! O bebê acabou de nascer! Um momento mágico e maravilhoso! Todo mundo está louco para dar as boas vindas ao novo integrante da família! Natural, não é mesmo?

No entanto é preciso levar em consideração alguns fatores antes de fazer a sua visitinha para conhecer o novo bebê.  Precisamos lembrar que muitas vezes a mãe passou por um parto cesárea, ou seja, uma cirurgia. Ela pode sim, estar fragilizada, com dor, sono… pode não ser o momento ideal para receber visitas.

408235_2223626569983_178660456_n

Muitas pessoas ficam magoadas com a escolha de algumas famílias em não receber visitas logo após o nascimento da criança. Mas é bem importante se colocar no lugar dos pais. Eles estão passando por um momento intenso e novo. A mulher pode não estar se sentindo bem. A escolha não tem nada a ver com gostar ou não das pessoas que querem ver o bebê. Tem a ver com o momento! Estes pais podem precisar de mais alguns dias para se sentirem preparados para receberem visitas e darem a atenção que essas pessoas merecem.

Algumas mães preferem receber as visitas ainda na maternidade. Por se tratar de um ambiente onde contam com todo apoio, elas se sentem mais a vontade para receberem aqueles que desejam dar as boas vindas ao novo pequeno! Eu preferi as visitas ainda neste ambiente. Lá eu tive o apoio de enfermeiros, médicos, alimentação na hora certa. As visitas em casa pedem mais da sua atenção e quem é mãe sabe que as primeiras semanas são tensas. 

Quem for visitar precisa lembrar que estamos visitando uma mãe e um filho que acabam de se conhecer. Estão ainda em processo de ambientação. Precisam entrar no ritmo de amamentação e sono. 

Algumas pessoas podem julgar as mães que optam em receber visitas apenas depois dos 15 dias do nascimento ou aquelas que impôem algumas regras para que a visita aconteça. Mas aí que entra nosso lado solidário: precisamos respeitar o tempo dessa mãe. Precisamos entender que é um mundo novo e que estamos falando de um bebê que ainda não possui imunidade nenhuma. Os pedidos dessa mãe, provavelmente são para defender o bem estar do seu filho e dela mesma. Mães adoram mostrar seus bebês para as pessoas que elas amam mas cada uma tem seu tempo e sua forma!

10624864_10202047983160935_6410792063338029100_n

Algumas dicas de BOM SENSO na hora de visitar um bebê que acabou de chegar:

1 – Ligue antes para os pais e pergunte se eles estão recebendo visitas. Pergunte qual seria o melhor horário. 

2 – Não leve flores! A maior parte das maternidades não vai deixar você entrar com flores dentro do ambiente. Lembre que o bebezinho é um ser muito frágil e que ele pode ter alguma reação alérgica por conta do cheiro ou pólen das flores.

3 – Lave bem as mãos e passe álcool em gel! Você está vindo da rua. Em tempos de gripe, todo cuidado é pouco. 

4 – Parabenize os pais primeiro! Muitas visitas esquecem que os pais estão no ambiente. Só se preocupam em dar atenção para o bebê (natural). Mostre toda sua felicidade em estar conhecendo o bebezinho também para aqueles que geraram o bebê.

5 – Não pegue ou peça para pegar o bebê no colo! De forma alguma faça isso! Espere que a mãe ou pai dê a ideia para você. Muitas vezes o bebezinho está dormindo ou a mãe não se sente à vontade que outras pessoas peguem o filho. Importante sempre respeitar a vontade dos pais neste momento!

6 – Não pegue na mãozinha ou dê beijos no bebê! Não faça isso! Lembre que este bebê é muito sensível. Não tem imunidade. Acabou de nascer e sim, você pode nem saber, mas pode estar com algum tipo de vírus ou bactéria que para um bebê que acabou de chegar podem ser prejudiciais.

7 – Não tire fotos com flash! Parece bobo mas não é: a luz do flash pode causar sérios danos para a visão dos recém nascidos. O melhor é perguntar para os papais se podem fotografar e nada de usar flash!

8 – Não fique comparando o bebê que acabou de nascer com outros bebês. Lembre sempre: cada criança é única! A mãe que está em um momento de muita fragilidade pode se sentir ofendida com algum comentário. Apenas admire e elogie!

9 – Não fique questionando o parto da mãe! Muitas mulheres optam por parto normal mas são submetidas a uma cesárea. Elas podem não querer falar do assunto neste momento. Se ela quiser falar sobre o parto ou lhe der abertura para conversar sobre este momento, ela fará!

10 – Não use perfumes fortes! Bebês são sensíveis. O cheiro exagerado pode fazer mal para o bebê. 

11 – Nunca visite um recém nascido se estiver doente. Ele não possui imunidade, lembra? Um simples resfriado para você, pode se tornar uma forte gripe para quem acaba de chegar ao mundo. 

12 – Não fique dando palpites ou fazendo críticas. Não é o momento! Muitas opiniões podem deixar esta mãe nervosa, ansiosa ou insegura. Tudo o que uma mulher que acaba de dar a luz mais precisa é de apoio e calma.

13 – Na hora da amamentação é melhor sair do local. Amamentar é um processo muito delicado e por vezes difícil. 

14 – Presentes para o primeiro filho. Este é um ponto bem importante. Se não for o primeiro filho do casal, é melhor você levar algo para o pequeno mais velho. Lembre que é um momento bem delicado para ele. Se você não tem condições de presentear o outro filho, melhor dar o presentinho do bebê que acabou de chegar, escondido. Entregue para a pessoa que está acompanhando a mãe em um momento que a outra criança não esteja vendo. 

15 – Visitas rápidas. Mãe e bebê adoram receber visitas, mas o fato é que eles ainda estão cansados. Deixe para ter uma conversa mais longa quando os dois estiverem mais adaptados a nova vida.

16 – Fale sobre coisas boas! Acabou de nascer um bebê e isso pede alegria, felicidade. Fale de coisas alegres e gentis! Torne este momento mais feliz ainda.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto – clique aqui.

Comentários

Categorizado em: Bebês e CriançasGravidezMamãe

Deixe um recado